Hidroginástica

Ginástica aquática para todos!

Uma atividade na piscina ideal para quem deseja entrar em forma com uma ginástica divertida e sem impacto. A hidroginástica melhora a capacidade aeróbia, resistência cardiorrespiratória, força muscular e flexibilidade, proporcionando bem estar geral, além de queimar muitas calorias – em média, 400 em 1 hora de atividades. A hidroginástica pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos que buscam se exercitar; pessoas ocupadas e que têm pouco tempo para fazer exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, pessoas com algum tipo de deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os seus programas normais de exercícios. Os efeitos da água em nosso corpo têm relações com:

Uma das características mais óbvias da água é a sua temperatura. A faixa entre 28º C e 30º C (se a temperatura for muito baixa pode ocorrer a hipotermia pela queda de temperatura, se for alta, pode causar moleza) é confortável para a hidroginástica. A exposição à água, na temperatura adequada para a hidroginástica, aumenta as qualidades elásticas dos nossos músculos, ajudando a ampliar a nossa faixa de movimento, prevenindo danos aos músculos, devido ao relaxamento que a água oferece.

A contribuição básica da pressão da água é que ela estimula a circulação e faz o aparelho respiratório trabalhar mais. Estes efeitos aumentam a sobrecarga do corpo, melhorando a resistência muscular.

Pessoas com excesso de peso ou com problemas específicos que dificultam o movimento em terra descobrem que a flutuação permite que possam se exercitar com facilidade. A flutuação também evita o impacto nas articulações.

A água oferece uma resistência ao movimento, produzindo um efeito de sobrecarga, como se você estivesse trabalhando com pesos.

Este é um benefício agradável que a hidroginástica pode oferecer através da resistência e pressão da água sobre as partes do corpo. Além do efeito suavizador sobre os músculos, a massagem oferecida pela água ajuda a aumentar a circulação periférica do sangue e evita que a pessoa fique dolorida depois.

 

A hidroginástica é uma atividade divertida, onde há uma grande interação com outras pessoas durante a aula.  Através desta atividade, você irá melhorar a sua capacidade aeróbia, a resistência cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral, além de queimar muitas calorias.