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Metodologia Swim & Health

O método foi idealizado em 2008 pelo professor Marcos Ruivo e além do processo de ensino padronizado dos quatro nados, a metodologia tem como principais diferenciais:

  • Utilização do reforço positivo e aspectos sócio-interacionista como meio de aprendizagem.
  • Educação Positiva associada no processo de ensino.
  • Educação Alimentar e do Corpo Humano.

Assista ao vídeo e entenda melhor sobre a nossa metodologia >>>

Estrutura de aula

O método está dividido em 6 níveis e 54 objetivos estratégicos representados pelas cores das toucas e os animais. Com o conceito de Aprendizagem Horizontal dos Fundamentos, na fase de iniciação, o aluno adquire uma base de nado que permite aprender a nadar em alta performance técnica desde o início

Os 3 fundamentos (pernada, braçada e respiração) são praticados isoladamente na linha do tempo de aprendizagem e coordenados somente quando o aluno adquire a boa competência no fundamento. Quando os alunos são promovidos para os níveis avançados à competência técnica já está atingida e não há a necessidade de correções. Assim a continuidade da construção dos outros nados é antecipada.

A sequência pedagógica das atividades de ensino dos quatro nados foi validada em uma pesquisa que acompanhou alunos durante quatro anos. Isso significa que o momento da mudança de cada objetivo está garantido e por isso não há necessidade de avaliação. Essa estrutura está publicada no livro “Elogiar para Nadar”. (RUIVO, M. Manole, 2017).

Como o processo de ensino dos nados está consolidado, o reforço positivo é um dos meios motivacionais, elevando a autoestima dentro e fora das piscinas.

Educação Positiva

Inspirados em Jung, o método criou em 2008 o quadro de evolução técnica, inserindo 28 animais que representam grupos de objetivos que compõem o quadro. Cada aluno recebe um adesivo do respectivo bichinho a cada evolução. Em 2013 com estudos na Psicologia Positiva, os conceitos e as teorias que embasam o método foram reforçados. Atualmente os níveis e os animais representam o maior e mais amplo estudo no mundo em psicologia positiva até a presente data.

O ESTUDO: “Chris Peterson, pesquisador da Universidade de Michigan, e Martin Seligman, o pai da psicologia positiva, lideraram um grupo de cinquenta e cinco estudiosos de renome para rever na literatura, catálogos e textos ao longo de mais de dois milênios que lidam com as virtudes humanas. Este estudo produziu consenso sobre 6 categorias principais de virtudes essenciais que foram consistentes em muitas tradições diferentes. Essas seis categorias de virtude são:

  • Sabedoria
  • Coragem
  • Humanidade
  • Justiça
  • Temperança
  • Trancedência

Essas classes de virtudes foram então organizadas em torno de 24 forças
de caráter que encontraram vários critérios científicos e foram exaustivamente descritos no livro, Força de Caráter e Virtudes:

Um Manual de Classificação (Peterson & Seligman, 2004). Mais de 50 estudos específicos relacionados a escolas, crianças e adolescentes já foram publicados.

Na nossa metodologia as 6 cores de toucas representam as 6 virtudes catalogadas no estudo e dos 28 animais, 24 representarão as 24 forças de caráter. A Educação Positiva na nossa metodologia vai inspirar nossos alunos de dois modos a desenvolverem as forças:

  1. Pela narrativa e conteúdo visual.

  2. Pela prática de ações na vida social e familiar.

O planejamento temático será ministrado em temas semanais com cada força, assim a cada 24 semanas ou seis meses o ciclo se reinicia reforçando e aprofundando de forma contínua a Educação positiva.

Aula Corpo Humano

Este projeto ensina na linha do tempo aos alunos, conhecimento sobre o corpo humano através de material lúdico pedagógico e interação do grupo nas aulas.

Aula Nutrição Positiva

Sobre a perspectiva do tempo necessário para a criança atingir o último nível, esse projeto incentiva os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis mesmo sem deixar de ser criança, agregando valor além da prática esportiva.

Principais Diferenciais Educacionais

  • Aprender ensinando e modelagem

Através da facilitação do professor, os alunos aprendem ensinando e modelando entre si, assim o nível de concentração nas atividades é maior, retendo mais aprendizagem e interação.

  • Sócio Interacionismo

As atividades em grupo geram um nível de motivação maior em função da interação no grupo, a escuta ativa e a expressão também são desenvolvidas pela facilitação do professor qualificado pela metodologia.

  • Qualificação Contínua

Outro diferencial importante do nosso método é a qualificação dos colaboradores através de um sistema EAD de constante acompanhamento. Nossa qualificação é contínua e os professores podem contribuir para o crescimento da bagagem técnica da metodologia ao longo de sua experiência. Os profissionais têm acesso às videoaulas se apropriando da ideia motivacional e as aulas práticas de todas as fases da metodologia, além de um índice de pesquisa online que oferece reforço aos profissionais experientes e aprendizagem aos novos contratados em tempo real. Atualmente já foram assistidos mais de 40 mil vídeos pelos mais de 1.000 profissionais qualificados e o índice de satisfação é de 99% no conteúdo. 98% dos colaboradores dizem que a expectativa foi superada ou atingida nos treinamentos presenciais.

  • Kit de Evolução Técnica

Cada aluno conta com um acompanhamento individual recebendo indicativos gráficos de projeção e evolução técnica, e o planejamento temático que reforça o conteúdo da educação positiva e temas diversos semanalmente.